|
Coluna 17 |
Temporada de infantojuvenis em Mato Grosso
Nos meses pandêmicos, entre 2020 e 2021, a literatura produzida em Mato Grosso, em franca efervescência, viu também um florescimento de infantojuvenis. Neste post, apresentamos oito dessas obras.
1) Elvis e Lola: um mundo coelhado - Texto e ilustrações de Neide Silva (Editora TantaTinta).
Sinopse: Elvis e Lola são um coelho e uma coelha muito diferentes um do outro, mas, mesmo assim, constroem uma linda história. Conhecer novos gostos, hábitos e situações pode ser muito interessante. Temas: diferenças culturais, aprendizado, respeito e tolerância pelo diferente.
Link para a compra: https://www.tantatinta.com.br/livro/elvis-e-lola
2) TROA - Texto de Alicce Oliveira e ilustrações de João Paulo de Oliveira Carmo (Umanos Editora).
Sinopse: Onde está sua força interior? Troa te convida para uma jornada entre céus, terras, mares e montanhas. Com coragem e sabedoria, a jovem Troa
descobre que o maior bem habita dentro de si. E que é no caminho para
completar a jornada que está a humildade. Uma virtude que fez Troa enxergar o
que estava diante dela a todo o instante. Troa vem do verbo troar, o mesmo que: estronda, estrondeia, trona, troveja, trovoa.
Link para a compra: https://umanoseditora.com.br/produto/troa/
3) Tereza Natureza Sofia Tecnologia - Texto de Val Baminger Oliveira e Belle John e ilustrações de Dani Dias (Editora Entrelinhas).
Sinopse: A
obra é objeto do projeto selecionado pelo edital de fomento municipal da Lei
Aldir Blanc em Cuiabá. As autoras Val Baminger Oliveira e Belle John são,
respectivamente, professoras de língua inglesa e de língua portuguesa, de uma
escola pública estadual em Cuiabá. A ideia para a publicação do livro surgiu a
partir de uma inquietação das professoras em relação ao uso excessivo dos
celulares pelos alunos em sala de aula e, também, da preocupação com o meio
ambiente, especialmente no que tange às queimadas no Pantanal no ano passado. Assim
surgiu a história em forma de poema que fala de duas meninas, Tereza, que ama a
natureza e representa uma infância livre das amarras da tecnologia, e Sofia, uma
garota que vive conectada ao celular. A princípio, cada uma está inserida em
seu universo particular, ambas voltadas aos seus próprios interesses. Em
certo ponto da história, um episódio vai mudar a dinâmica dos acontecimentos. Ao
ouvirem a notícia sobre as queimadas no Pantanal e sentirem na pele os efeitos
dessa tragédia, ambas irão se unir para tomar ações efetivas
de proteção ao meio ambiente. O
intuito foi demonstrar que, mesmo sendo criança, é possível encontrar soluções para
um problema e que pode haver um equilíbrio entre o uso demasiado de tecnologias
(cuja importância é indiscutível) e o cuidado e preservação do nosso planeta,
começando pelo nosso entorno.
Link para a compra: https://www.entrelinhaseditora.com.br/produtos/p.asp?id=283&produto=tereza_natureza_sofia_tecnologia
4) Tsurus - Texto de Tatiane Silva Santos e ilustrações de Camila Corrosine (Editora Quase Oito).
Sinopse: "Tsurus é um livro origami. Ele traz uma história que se dobra e desdobra sobre outra, e sobre outra, e, em cada dobra, guarda o desejo de vida e as marcas profundas da amizade. A escritora Tatiane Silva Santos desdobrou a história de Sadako Sasaki, a menina de muitas asas que viveu e voou em Hiroshima; dobrou a de seus amigos fazedores de asas; desdobrou, também, a dos mil tsurus, pássaros coloridos de papel. Então, a ilustradora Camila Carrossini dobrou o escuro, desdobrou o claro, dobrou as dores, desdobrou as cores. E, entre dobra e desdobra, o sagrado se fez Obra e, agora, pousa devagarinho nesse ninho de dedos dobradinhos." (Geruza Zelnys).
5) Escrituras animais - Texto de Marta Cocco e ilustrações de Francisco de Assis (Editora Gesto).
Sinopse: Escrituras animais é um livro que aborda a escrita como uma tecnologia e expõe uma variedade de gêneros de textos que circulam na vida dos “bichos”. Tudo é contado por uma lagarta, descendente de uma ancestral que escreveu uma carta enigmática no passado sobre o futuro das comunicações. As crianças são desafiadas a traduzir a carta. Esse livro foi agraciado com o Prêmio Estevão de Mendonça de Literatura em 2020.
Aquisição do livro diretamente com a autora neste telefone: (65) 99341 9304.
6) Valentina, a menina que brinca com o vento - Texto de Janete Manacá e ilustrações de Elis Souza Rockenbach (Edição de autora).
Sinopse: Com ilustrações de Elis Souza Rockenbach, o livro Valentina, a menina que brinca com o vento é a primeira produção infantil da autora e conta as aventuras criativas de uma menina que, até os 8 anos de idade, viveu no campo e usufruiu dos benefícios da mãe natureza. As ilustrações em preto e branco têm como objetivo propiciar à criança uma interação lúdica com a obra. Nas páginas finais, há alguns jogos como caça palavras, entre outros, que também instigam o desenvolvimento intelectual e criativo da criança.
Aquisição do livro diretamente com a autora neste telefone: (65) 99975 3398.
|
(colorido pela leitora Elenir Simcic) |
7) Meninas e meninos - Texto de Eliani Silveira Viana e ilustrações de Adriana Hardt dos Santos (Editora EDUFMT).
Sinopse: Esta obra apresenta indagações acerca da representação da mulher na sociedade, a qual busca incansavelmente alcançar posição de igualdade, e apresenta sugestões que possam combater o preconceito, a misoginia, a desigualdade de gênero e a exclusão feminina, inspirando meninas e meninos do mundo todo e ensinando valores éticos e respeito aos meninos, os quais recebem uma cultura padronizada de um mundo que deseja impor a supremacia masculina como norma social.
8) O insight dos insetos - Texto de Divanize Carbonieri e ilustrações de Simone Matias (Editora TantaTinta).
Sinopse: Úrsula é uma menina estudiosa e criativa. Ao ter em mãos um livro sobre as formas dos animais e reparar que vários de seus nomes são proparoxítonas, ela resolve criar histórias para cada um deles e montar seu próprio livro. Em linguagem poética une biologia e gramática, ressaltando a beleza da natureza em seus detalhes. Um glossário contribui para a ampliação do conhecimento de termos pouco conhecidos. Estruturados em estrofes de 4 versos, os poemas são escritos em redondilhas menores (versos com 5 sílabas poéticas) e todos os primeiros versos de cada quarteto terminam numa proparoxítona. As rimas são alternadas e seguem um esquema ABAB, ou seja, rimam em versos cruzados – o primeiro com o terceiro e o segundo com o quarto. Os conhecimentos nessa área podem ser explorados também pela taxonomia, sistema hierárquico que coloca em categorias os seres vivos, exposta nos poemas em filo, classe e ordem, além de seus hábitos, sua beleza física, plástica e importância fundamental no equilíbrio dos ecossistemas do planeta. Unindo gramática, arte literária e biologia, a obra aborda o momento de compreender a essência das coisas, o insight, a epifania, de onde inclusive podem surgir grandes descobertas científicas, artísticas, emocionais, incentivando a inquietação intelectual dos(as) leitores(as).
Comentários
Postar um comentário