MulherArte Resenhas 12 | Prefácio ao livro "Chão Batido" de Juçara Naccioli - Por Cristiane Sobral
Prefácio ao livro Chão Batido de Juçara Naccioli
- Por Cristiane Sobral
Caro leitor, escrever não
é labuta fácil. O poema tem identidade, nasce, mas ainda não está pronto,
percorre o caminho único da criação. Publicar no Brasil também é estrada
íngreme. O convite para escrever um prefácio é algo que assombra um pouco.
Sempre novo e único falar sobre autores e o processo de tornar-se poesia.
Palavrear não é ato
isento, as palavras curam, ferem, transformam. Desacredito em coincidências no
encontro entre a autora e a prefaciadora, quiçá parteira a anunciar o corpo
livro. Esse encontro é marcado considerando a intuição e a força do
inconsciente coletivo.
Sempre destacarei a
emoção e a razão como elementos indispensáveis para a construção de um poemário
singular. Chão Batido me fez tremer as pernas pela oportunidade de revelar
a alta literatura e suas especificidades. Esse livro nasce como um marco,
presente referencial para o universo das letras. O poema é flecha certeira, não
é exercício para caçador desavisado.
Traçar linhas nessa obra,
escrita por Juçara Naccioli, mulher negra, nordestina, que vive em Cuiabá - MT,
poeta, atriz e professora de linguagem, é motivo de muita alegria. O livro é
eterno, forma de resistência e anunciação de outros tempos linguísticos. Em
tempos pandêmicos, a poesia pode ser um caminho para a ressignificação das
nossas humanidades.
Juçara deixa sua marca
indelével no decorrer das páginas, com uma poíese linguagem, que escreve na
tela dos sentimentos, está assentada na estética, atravessa o racional e afeta
de forma concisa quem lê. Poetar é produzir uma trama fechada cujo alvo é o
leitor. São letras, frases, letramentos alfabéticos ladeados por saberes
outros, fonemas da oralidade em pretuguês, como já disse a militante negra,
professora e feminista Lélia Gonzalez.
Outro destaque está na
subjetividade apresentada em Chão Batido, no eu lírico da preta velha,
benzedeira e griô tecido com inteligência, generosidade, receitas e
acolhimentos. Nas páginas, encontraremos também a narradora, elemento reflexivo
e estratégico na criação. São personagens com contornos de humanidade muitas
vezes não revelados pela literatura brasileira, majoritariamente composta por
escritores brancos, homens e sudestinos.
A autora também produz
ricas apostas semânticas e maneiras de conjugar a língua e a linguagem em
caminhos criativos outros, espaços geográficos, organizações comunitárias a
revelar o português brasileiro em sua diversidade.
Com muita emoção li e
reli essa obra que agora apresento, texto basilar repleto de originalidade e da
simplicidade tão difícil de expressar em qualquer campo artístico e por isso
mesmo tão preciosa.
O livro contém poemas que
remetem à ancestralidade, ao matriarcado próspero e sua força de cura e
renovação, ao universo campesino, aos mais velhos e mais velhas e sua sabedoria
tradicional, pilares da cultura nacional.
Um exemplo dessa escrita
patuá:
Lavanda
agora
que ele acarmô podi ir
vá
pa casa
cuidá
do seu bichim
tome
essas lavanda
coloque
imbaixo do trabissero dele
vai
dexá bacuro tranquilo
e
até ajuda a prefumá
e
num vai esquecê
amanhã
bem cedo
tem
que tá aqui
antes
do sór raiá
pa
nega benzê
num
pode passá da ora
agora
vão pa casa minha fia
com
Deus e Nossa Sinhora
Necessário destacar nesse
poema as receitas da medicina tradicional, os caminhos de proteção individual
além da lógica cartesiana. Os segredos maternos, os preceitos na dureza de
manter os filhos vivos em uma sociedade com tantas assimetrias sociais.
Vejamos o poema “Corpo
Fechado”:
Corpo fechado
[...]
como
faz pra corpu fechá?
num
é assim
pa
tê corpu fechadu
tem
segredo
Deus
em primeiro lugá
a
dipois um patuá
[...]
Seria o livro um patuá?
Um salvo conduto transformador? A mandinga está nas letras, na sonoridade, nos
sentidos alargados pela poesia bem orquestrada de Juçara como contas de terços
matemáticos nas rezas, o texto também tem regras e ensaios.
A poeta aqui apresentada,
em sua profícua construção, revela ainda a cruel exclusão de corpos femininos e
negros minoritários no mercado editorial. Também resiste, com essa publicação,
com sua voz geograficamente assentada no Centro-Oeste, no combate aos preconceitos
linguísticos do cânone.
Entre e sinta em cada
página, a fruição que pode levar o leitor a estradas de mudança: não existe
unidade linguística no português falado no país, eis aí uma grande riqueza a
ser anunciada. O livro é o protagonista da criação literária.
Convido à reflexão: a
gramática também tem sido usada como forma de poder e controle. Linguagem é uma
forma de comunicação. Os saberes populares e suas construções linguísticas
cumprem o seu papel comunicador. A poesia em Chão Batido contém um amplo
espectro sensível de criação, construção, desconstrução e reinvenção de
linguagem.
O futurismo na literatura de Naccioli começa pela revelação da antiguidade como posto, em performances poéticas textuais que brincam com a noção de tempo, espaço e lugar. É hora de colocar os pés no chão e difundir os saberes das nossas terras a partir de outros pontos de vista. É tempo de aprendizado, de abertura para outros conceitos por meio da aquisição de obras com outras concepções linguísticas, aí surgirá um campo amplo e vasto na literatura nacional.
Chão Batido (2021) Editora Cálida Para adquirir com autógrafo, entrar em contato pelo zap da autora: 65 99222 9623 |
Cristiane Sobral é carioca e vive em Brasília.
Multiartista, é escritora, poeta, atriz e professora. Bacharel em Interpretação
e Mestre em Artes (UnB). Licenciada em Teatro. Especialista em Docência.
Professora de Teatro da SEEDF. Tem 09 livros publicados, o mais recente: Dona
dos Ventos. Em 2019 foi jurada do Prêmio Jabuti, categoria contos. Em 2020 criou o selo editorial Aldeia de Palavras e
o projeto Curso de Escrita Criativa, com 11 turmas, mais de 150 alunos e 2
publicações: uma antologia de contos, Águas de Ilê, e uma de poesia, Ilha
de Palavras, com poetas de São Tomé e Príncipe e textos em português e
criolo.
Juçara Naccioli é graduada em Letras - Língua Portuguesa/Literatura e especialista em Teoria e Prática da Língua Portuguesa, ambas pela Universidade Federal de Mato Grosso. Atua como professora de Linguagem há mais de 25 anos, é poeta, integrante do Coletivo Literário Maria Taquara - Mulherio das Letras - MT e do Coletivo Parágrafo Cerrado. Foi finalista do Prêmio Off Flip 2019 na categoria Poesia. Atua também no teatro e audiovisual mato-grossenses. Chão Batido é seu primeiro livro, tendo sido selecionado no Edital da Lei Aldir Blanc do Estado de Mato Grosso.
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