ERA UMA VEZ 13 I A memória na literatura infantil da escritora Paula Perin
" Enquanto isso, Ditinho
Mal
conseguiu trabalhar,
Pensando
no seu sapato,
No
seu baú a brilhar...
Passou
o dia doidinho
Querendo
o bichinho calçar!
Esses são alguns dos versos que compõem a história de Ditinho do livro O
sapato de Ditinho da escritora Paula Perin.
Paula Perin é doutora em Linguística, professora de Escrita Criativa e Acadêmica, autora de “O sapato de Ditinho” e “O drone de Tonico”, idealizadora do Projeto “Escrita que Transforma” e do “Literatura sem Fronteiras”.
"Depois de um longo período tentando me encontrar na vida, de me privar dela para dar conta dos desafios de conciliar carreira, estudos e família, encontrei na escrita uma forma de me conectar com minha criança interior e resgatar as coisas importantes que me fazem feliz. Uma dessas coisas é a escrita literária", revela a escritora.
Desse processo de reinvenção, surgiu seu primeiro livro, O sapato de Ditinho, livro inspirado em uma memória da sua infância. Ditinho era o nome carinhoso pelo qual sua avó chamava seu pai e, nessa narrativa em cordel, Paula Perin conta as peripécias do dia em que o papai ganhou seu primeiro sapato. "Essa história sempre rendeu boas risadas lá em casa, então achei oportuno começar minha carreira como escritora de literatura infantojuvenil a partir dela", conta Paula. "A partir desse livro, sinto que algumas feridas que em mim existiam em relação ao meu pai se curaram. E posso dizer que temos muito orgulho um do outro, sempre me emociono quando afirmo isso. Lá no fundo, acredito que este foi o propósito desse livro", continua.
No seu segundo livro, O drone de Tonico, ela conta uma das aventuras de Tonico, menino
sapeca e arteiro que inventa, do nada, em criar uma espécie de drone e botá-lo
para voar. A confusão começa quando o drone aterrissa em um lugar inusitado,
para o seu azar. Nessa história, a escritora se inspira nas histórias do seu avô cearense e
do seu irmão mais velho.
Em 2020, Paula Perin está trabalhando em 4 projetos, além de estar se dedicando ao Projeto Escrita que Transforma, que tem por objetivo proporcionar às pessoas vivenciar o processo de criação de seu primeiro poema. Para conhecer um pouco mais do seu trabalho, fique à vontade para visitar o seu perfil no Instagram:
@ppaula.perin
Comentários
Postar um comentário